UNO MEDIA

Após Kim, tucano também desiste de disputa ao governo de SP e Tarcísio e Haddad duelam para herdar votos

Após Kim, tucano também desiste de disputa ao governo de SP e Tarcísio e Haddad duelam para herdar votos

O ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) anunciou que vai concorrer a deputado federal e não mais ao governo de São Paulo. Em nota divulgada neste domingo (21), o tucano afirmou que a decisão se deu "após um amplo processo de reflexão, diálogo e de avaliação sobre o atual momento político".

— A gente faz parte de um processo de restruturação do PSDB e a gente entendeu que, hoje, para o partido, o fortalecimento da bancada federal é tão ou mais importante que a questão de ter candidaturas próprias nos estados. O segundo ponto é a oportunidade que a gente vai ter de levar as boas práticas, para esferas maiores, claro que a candidatura ao governo também proporcionava isso no estado de São Paulo, mas a candidatura a deputado federal é mais abrangente — falou ao GLOBO.

A decisão ocorre um dia após o deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) também anunciar a desistência de concorrer ao pleito estadual. Ele afirmou que vai tentar reeleição para a Câmara dos Deputados, mas que o Missão ainda avalia se vai lançar um nome alternativo para a disputa paulista ou se adotará uma postura de neutralidade.

— Nem sempre a gente pode seguir o caminho que gostaria de seguir. Às vezes, a gente tem que encarar estradas mais duras, mais ingratas, mais pesadas — afirmou.

Com isso, a disputa ao Palácio dos Bandeirantes se encaminha para ter um quadro reduzido de candidatos, com o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) como principais nomes.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no fim de abril, Serra e Kataguiri tinha 5% de intenções de voto cada um, empatando no terceiro lugar — Tarcísio apareceu com 38% e Haddad com 26%.

Nas últimas semanas, havia um movimento no entorno de Tarcísio para conseguir o apoio do PSDB à sua candidatura, mas apesar de ter desistido de concorrer, Serra ainda não declarou apoio a nenhum outro pré-candidato.

A saída de Serra e Kataguiri do jogo eleitoral do Executivo interessa diretamente às campanhas do atual governador e do petista. Isso porque a presença de nomes alternativos no pleito poderiam aumentar as chances de a disputa se decidir apenas em segundo turno, porque poderiam dissipar os votos para mais candidatos.

Como mostrou reportagem do GLOBO, hoje, Tarcísio e Haddad aglutinaram siglas aliadas nos seus respectivos campos políticos, eliminando a concorrência, o que pode tornar essa disputa uma das menos fragmentadas desde 1990.