UNO MEDIA

Messias rebate discurso de Flávio em evento evangélico: 'Não é dia de comício e as pessoas vão julgar'

Messias rebate discurso de Flávio em evento evangélico: 'Não é dia de comício e as pessoas vão julgar'

Constrangido publicamente pelo senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) durante o percurso da Marcha para Jesus, em São Paulo, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, manteve uma postura discreta, mas criticou o adversário do presidente Lula (PT). Ao GLOBO, ainda com o trio elétrico em movimento, Messias afirmou que o evento “não é dia de comício” e colocou “nas mãos de Deus” o reenvio de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitada no Senado.

Apesar de uma promessa feita pela organização do evento de vetar atos políticos, houve caminho livre para Flávio fazer discursos em tom eleitoral, associar o governo Lula ao "mundo do mal" e alegar uma suposta "perseguição" contra o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro da AGU disse não ter escutado a fala, mas lamentou a postura do opositor político.

O senhor pretende dar uma resposta a Flávio Bolsonaro, que chamou o governo federal mais cedo de “mundo do mal”?

Hoje é o dia de louvar e adorar a Deus. As pessoas estão aqui buscando a palavra de Deus, louvar e adorar. Hoje não é dia de comício. Eu vim aqui com esse espírito. E as pessoas que estão aqui também estão com esse espírito. Eu acho que, na Marcha para Jesus, tem espaço para todas as pessoas. Jesus sentava à mesa com gentios e judeus.

E eu vim com o espírito realmente aqui de me conectar com a fé, com a espiritualidade do povo, pela minha condição evangélica também, pela minha condição de andar com Deus há mais de 40 anos. Eu acho que as pessoas vão julgar o comportamento e a declaração de todos que estão aqui. Não sou eu que vou julgar. Jesus nos ensina a não julgar.

O presidente Lula acabou não vindo na Marcha durante o terceiro mandato. Por quê?

O presidente Lula não concorda com o uso da religiosidade do povo para fins políticos. Ele já deixou isso muito claro. Mas ele me pede, me envia como demonstração de carinho, de respeito e de amor que ele tem a Deus e ao povo.

Ele costuma enviar uma carta todos os anos. Não houve dessa vez?

Este ano ele ligou para o apóstolo Estevam e fez uma linda fala. A conversa com ele foi diferente dos anos anteriores. Ele não enviou uma carta, ele ligou e conversou longamente com o apóstolo Estevam.

Sobre o que eles falaram?

Do amor e da alegria dele de me enviar para a 34ª Marcha. Ele relembrou a alegria de ter sancionado a lei que cricou o Dia Nacional da Marcha para Jesus. Mostrou o carinho dele pelo povo de Deus. E ele foi muito bem recebido, foi muito bem acolhido pelo apóstolo Estevam, que acolhe a todos nós com muito amor e carinho.

O apóstolo disse que orientou as autoridades a não fazerem discursos políticos. Ele falou nisso com o senhor?

É como eu te falei: o meu propósito é o de louvar e adorar, e deixei isso claro desde o início. Eu vim aqui me conectar com a espiritualidade, com Jesus. Acho que cada um responde pelo que fala. A minha conduta aqui era de louvar e adorar.

O que falta para Lula reenviar a sua indicação ao STF para o Senado?

Vou aguardar a posição do presidente, e isso está nas mãos de Deus. Deus que conduz esse processo.

  • Flávio Bolsonaro
  • Jorge Messias
  • Lula